sábado, 5 de setembro de 2009

ROCK BRIGADE XIII (BRA) - FANZINE - 1984


Atendendo a muitos e muitos pedidos (talvez oque mais me tenha sido solicitado em todo esse quase um ano de Old School) taí mais uma edição da saudosa e (até então) fudida Rock Brigade. Essa é a edição de número 13, lança em 1984 e ainda como um fanzine, sendo então totalmente artesanal e ainda datilografada. Aqui o fanzine se mostrava em plena ascenção, já trazendo mais e mais bandas até então totalmente desconhecidas da maioria dos Bangers brasileiros. Isso se devia graças aos vários correspondentes que os caras tinham em várias partes do mundo, sempre enviando para a redação (até então na casa do Eduardo S. Bonadia) entrevistas exclusivas (e jamais imagináveis em outras publicações nacionais da época), resenhas de shows, e muitos plays que só saiam la fora e que quando apareciam por aqui (em versões importadas) custavam os dois olhos da cara. Pois bem, nessa edição a capa retratava o Black Sabbath, onde o fanzine publicava a primeira parte da história da banda. Também veremos resenhas de discos que estavam saindo do forno na época como o fudido "Wall of Sound" do grande KILLER belga, o "The Lord of The Files" dos suecos do AXE WITCH, o "Metalmorfosis" do fudido BARON ROJO, além de outros. Entrevista com Bruce Dickinson do MAIDEN, além dos "Metais Preciosos" com PRETTY MAIDS, SATAN e SAVAGE. Também os tradicionais "news", traduções de músicas e dois lances bem legais (que quem é da época vai se lembrar com certeza) : 1) o catálogo de gravações do fan clube (sim a Rock Brigade era um fan clube de Heavy Metal) onde eram vendidas pelo correio as já falecidas fitinhas K7 e 2) a programação do mês de Maio de 1984 do histórico "Carbono 14", espaço onde os caras rolavam nos finais de semana vídeos (até então raríssimos) de diversas bandas, shows com as raras bandas nacionais e os famosos "bailes Metal", onde rolava som mecânico com os maravilhosos discos que estavam saindo na época. Portanto caro amigo Headbanger, você está diante de mais uma raridade da história do Heavy Metal nesse País. Direto da minha coleção para as páginas do Old School. Boa leitura!!!


8 comentários:

Nanji disse...

BRILHAAAAAAANTE!!! Muito bom poder ler essa edição tão antiga da Rock Brigade. Parabéns pelo blog! Parabéns pelo post! E por favor, COLOQUE MAIS REVISTAS ROCK BRIGADE DAS ANTIGAS AEEEEEEEE!!!!

Anônimo disse...

espero que esse verdadeiro filho de odim poste também os outros zines da Brigade,incluinddo o primeiro número de fevereiro de 1982 até o de dezembro de 1984,quando tornou-se revista.A galera verdadeiramente banger merece!

Anônimo disse...

Em fevereiro de 82,quando a primei-ra Brigade foi lançada,eu estava completando 19 anos de idade,já curtia hard, heavy,progressivo e classic rock.Só que aqui em Recife,nós só iríamos conhecer essa revista em bancas.Portanto,fa-ço um graaaaaade apelo em nome de todos os old bangers desse país:postem TODOS os outros 14 zines pelo amor de DIO!!!!!!!!!!!!!

WHD disse...

p.qp., este post me fez abrir um caixote de papelão, q eu tenho, cheio de quinquilharias e desmpoeirar este fanzine...to lendo agora novamente, quase 30 anos depois.
bateu até uma saudade e tristeza de um tempo que jamais voltará...quem não viveu jamais sentirá esta sensação!

Anônimo disse...

matei saudades prá valer...esse zine é,me parece ser de maio/junho
de 1984 e que época fantástica era
aquela,hein? o metal era somente
curtido e realmente divulgado por
quem entendia mesmo do assunto,e os
zines da Brigade foram os primeiros
a divulgarem esse estilo em nosso
país,daí a sua grande importância.
E aí então,que tal postar mais zi -
nes? ficaríamos felizes prá caralho.Espero ansioso.Um abraço.

Nery Junior 65 disse...

Eu era o sócio AO203, assinei do No 13 até a No 202, tenho todos ainda... (e mais os #1,5,9,10,11,12)
neryjunior@ibest.com.br
Grande Blog!!!! Parabéns!!!

dudoom disse...

Vlw tinha todos esses numeros e acabei vendendo ha um tempao atras
agora finalmente posso matar saudades
gde post!!!!!

Unknown disse...

Vuélvalo a re subir por favor!!!